Dicas de Viagem: Correio

É possível comprar selos tanto nas agências de correio como em algumas tabacarias (tabacchi). A tarifa básica de uma carta para o Brasil custa cerca de 0,5 euro.


Os correios abrem das 8h25 até as 13h50 durante os dias da semana e das 8h25 até as 12h aos sábados. Algumas das principais agências funcionam das 8h25 até as 19h sem intervalos. As cidades do Vaticano e San Marino, que são Estados autonômos, possuem um sistema próprio de correio. Uma carta com selo dessas cidades somente podem ser postadas das respectivas cidades, pois como já assinalamos trata-se de Estados autonômos.

Nas caixas do correio existe um local para as cartas locais (per la città) e outro para os demais destinos (tutte altre destinazione).

A ineficiência do correio italiano é conhecido em todo o mundo e as cartas podem demorar de quatro dias até duas semanas para chegarem ao destino. Nos meses de agosto, quando é perído de férias, essa demora pode alcançar cerca de um mês.

Assim, a opção mais rápida seria o correio expresso (posta prioritaria). A opção mais garantida é o serviço registrado (raccomandata) que pode incluir recibo de entrega no destino (raccomandata con ricevuta di ritorno) ou não. Já para a remessa de objetos de valor a melhor opção é o serviço com seguro (assicurità).

Quando de mensagens urgentes deve-se procurar os serviços expressos estuduais Postacelere e Paccocelere, que estão a disposição nas principais agências de correio. Para quem não possui endereço na cidade existe o serviço de recebiemnto de correpondência (fermo posta). As cartas devem ser enviadas ao correio central, contendo o nome da pessoa e a expressão Fermo Posta e, já para retirá-las, será necessário identificar-se (se turista, com o passaporte, por exemplo) e pagar uma taxa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by MC – Midia Digital | Bloggerized by Itália | 2011