Descendentes Ilustres: Fernanda Montenegro



          A atriz Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves Torres, nascida em 16 de outubro de 1929, no Rio de Janeiro, intitulada de Primeira-Dama do Tetro Brasileiro por sua magnífica carreira como atriz, faz parte de um seleto e pequeno grupo de oriundi, uma vez que a mesma é descendente de italianos, mais especificamente de sardos (neta pela via materna) , grupo de italianos que imigraram para o Brasil em menor número, provenientes da pequena Comune di Bonarcado, na Província de Oristano, com cerca de apenas 1.700 habitantes.
Brasão da Cidade de Bonarcado

Mapa com a localização de Bonarcado


     Assista a visita de Fernanda Montenegro transmitida no Fantástico


          É com muito orgulho e emoção que início nossa série de descendentes ilustres com a Fernanda Montenegro, pois também sou descendente de sardos e pude, como ela, viver a emoção de retornar a terra de meus antepassados sardos, mais exatamente a cidadezinha de Tissi, na Província de Sassari e, com certeza me emocionei de assisti-lá em sua visita.

Como os sardos dizem aos seus pares, FORTZA PARIS!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Marcela !!!!
Meu bisavô era Sardo de Alghero, Sassari ; Antônio Giussepe Delogu e veio para o Espirito Santo, acho muito bacana o seu blog, parabéns.
PS: Tenho muita dificuldade de encontrar informações sobre sua chegada a Brasil, de repente você pode me indicar uma direção. Obrigado !!

Marcela Cocco disse...

Olá, Anailton.
Só hoje vi o seu comentário. Conheço Alghero. Uma cidade belíssima.
Fico feliz que encontrar outros "sardos" pelo Brasil. Não somos sardos de nascimento, mas sardos pelo sangue.
A maioria dos sardos chegou no Brasil e foram destinados a Minhas Gerais, mais exatamente para a hospedaria Horta Barbosa, cujo os documentos estão de posse do Arquivo Público do Estado de Minas Gerais. Eles tem site e vc pode realizar a consulta e requerer a certidão. Indo procurar um sardo lá seria o primeiro lugar e junto ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, onde estão todos os livros de desembarque e tem o recenseamento dos imigrantes realizado no início do século XX.
Quanto aos documentos na Sardenha vc pode ir no Comites de algum consulado da Itália levar os dados que possui e ele enviam uma carta ao ufficio anagrafe de Alghero solicitando a certidão de nascimento. Vc pode pedir tb a consulta do batismo junto a Arquidiocese de Sassari. Fizeram minha árvore genealógica des 1400 em diante com base nos arquivos da Arquidiocese. Os sardos são muito receptivos com os descendentes dos que partiram. Tenha certeza que o acolhimento e ajuda serão dados com muito carinho e atenção.
Boa sorte e Fortza Paris!

Postar um comentário

 
Design by MC – Midia Digital | Bloggerized by Itália | 2011