A Sardegna é a Região Italiana com os sobrenomes mais “significativos”, tanto que bastam somente 10 sobrenomes para identificar quase 10% da população (em Piemonte e Veneto os 10 sobrenomes mais significativos represetam somente 2% da população e na Campânia, somente 5%) e bastam menos de 100 dos sobrenomes mais significativos para reagrupar 1/3 de todos os residentes da Ilha.
Outra particularidade dos sobrenomes sardos é que estes não estão entre os sobrenomes mais difusos na Itália e mativeram a terminação em S e U, mais próximas as línguas latinas do que aos dialetos italianos.
Os sobrenomes sardos mais comuns são Sanna (zanna - ), Mereu (moretto - morenos), Pinna (narice - narinas), Spanu (rossico – vermelho, para a cor dos cabelos), Virdis (verde – verde, no sentido de verde-oliva), Manca (mancino – canhoto), Canu (dai capelli bianchi – cabelos brancos), Nieddu (nero – preto/negro), Pintus (dipinto – pintura) e aqueles derivados das atividades dos agricultores e pecuaristas como Piras (pera – pêra), Melis (mela – maça), Mura (mora di gelso - amora ), Murtas (mirtillo - mirto), Floris (fiore – flor), Vacca (vacca – vaca), Meloni (meloni – melão), Mele (miele – mel), Fenu (fieno – feno), Puddu (pollo – frango), Boi (bue – boi), Usai (tipo di aglio – tipo de alho).
Sobrenomes mais difundidos por Províncias:
Sassari: 1. Sanna, 2. Pinna, 3. Manca, 4. Carta, 5. Solinas
Olbia Tempio: 1. Deiana, 2. Spano, 3. Derosas, 4. Sanna, 5. Degortes
Oristano: 1. Sanna, 2. Pinna, 3. Serra, 3. Piras, 5. Carta
Nuoro: 1. Sanna, 2. Manca, 3. Piras, 4. Porcu, 5. Floris
Cagliari: 1. Melis, 2. Sanna, 3. Pirra, 4. Serra, 5. Lai
1 comentários:
Boa noite!
Minha esposa é descendente de sardos e queremos tanto descobrir qual é a cidade de origem da família SULCIS em Cagliari. Você teria alguma informação? Obrigado mesmo!
Postar um comentário