Os Alpes Dolomitícos



              Os Alpes Dolomíticos, comumente conhecidos como Dolomitas, ou, ainda, Monti Pallidi, são as mais impressionantes, belas e características montanhas da Itália. Tratam-se de unidos grupos de montanhas dos Alpes Orientais italianos, localizados nas Províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Vicenza, Verona, Udine e Pordenone.
         Essas formações montanhosas, tipificadas como Alpes, face as suas características físicas e geográficas formaram-se há cerca de 60 milhões de anos atrás, durante o período Triássico, a partir de coral mineralizado depositado sob o mar quando a placa continental européia colidiu com a africana elevando-se.


            Diferentemente das depressões e serras erodidas por geleiras, na parte principal dos Alpes, aqui as rochas sofrerem os efeitos corrosivos do gelo, do sol e da chuva, criando penhascos e picos.


        As regiões orientais e ocidentais das Dolomitas tem características ligeiramente distintas, com a sua seção oriental bem mais imponente, em especial a belíssima cadeia de Cattinaccio, também chamada de Rosengarten, que adquire uma coloração rosa escuro ao entardecer.


              No dia 26 de junho de 2009 a comissão da Unesco, reunida em Sevilha, declarou as Dolomitas patrimônio da humanidade.


                Entre os picos das Dolomitas existem vários com formas características e algumas das mais altas montanhas da cadeia. Muitos são facilmente distinguidos e ganharam nemos facilmente distinguidos e ganharam nomes, que passamos a informar:

Cinque Torri: Ou, Cinco Torres, em português, possuem 2.366 metros de altura, contanto com apenas uma base entre Passo Falzarego e Cortina D’Ampezzo.


Torri del Vaiolet: Medindo 2.243 metros fazem parte da bela cadeia Cattinaccio, conhecidas por sua coloração.


Tre Cime di Lavaredo: Também denominado Drei Zinnen, medindo 2.999 metros, estendem-se sobre os vales ao norte do Lago Misurina.


Sassu Lungo: Com 3.179 metros de altura, o Sassu Lungo é um pico elevado, reconhecido por seu característico penhasco. É ligado ao Sasso Pialto.


Marmolada: É o mais elevado pico dos Alpes Domilíticos, com 3.343 metros, sendo possível visita-lo até a altura de 3000 metros acima das geleiras, por meio de um teleférico.


         Alguns dos pontos mais conhecidos e visitados das Dolomitas estão: Cortina D’Ampezzo na Conca Ampezzana, Rocca Pietore-Marmolada e na Val Pettorina, Ortisei e Selva di Val Gardena no Val Gardena, Dobbiaco em Val Pusteria, Canazei na Val de Fassa, Falcade e Canale d’Agordo no Valle del Biois, Cavalese na Val di Fiemme, San Martino di Castrozza no Primiero, Arabba no Vale di Livinallongo, Corvara, La Villa, San Cassiano, Badia, Colfosco em Val Badia, Pinzolo, Madonna di Campiglio in Val Rendena e Forni di Sopra in Friuli-Venezia Giulia.


          Nesta área de belas paisagens são praticadas atividades ligadas aos esportes de inverno, como esqui, patinação, snowboard, trenó, e caminhadas, piqueniques, escaladas e trilhas, no verão.
         O acesso aos principais balneários é facilitado por teleféricos, sendo possível, em alguns casos, ter acesso ao pico de algumas montanhas, onde é possível se deslumbrar com cenários e paisagens maravilhosas.






         Embora seja um loca pouco conhecidos pelos brasileiros, vale a pena conhecê-lo pela sua surpreendente beleza natural e por tudo que há a oferecer aos seus visitantes!
         Em posts futuros pretendemos mostrar um pouco mais acerca das Dolomitas, dos vilarejos próximos, sua natureza, habitantes, hábitos, cozinha e muito mais, assim como de tantos outros lugares interessantes da Itália.

1 comentários:

lumaciel disse...

Passei por essa região agora em 9/2014. Realmente muito bonito.
Pena não ter conhecido este site antes.

Postar um comentário

 
Design by MC – Midia Digital | Bloggerized by Itália | 2011