A igreja de Santa Vittoria, mártir sarda e padroeira da cidade de Tissi, está localizada na pequena cidade de Tissi, Província de Sassari, Sardenha.
Santa Vittoria |
A primeira menção do título de “Santa Vittoria di Tissi” se localiza em “Condaghe di San Michele di Salvenero” (séculos XII-XIII). A sua construção remonta à segunda metade do século XII.
Torre da Igreja |
A Igreja românica em calcário de cantaria com inserções feitas de rocha vulcânica, que parecia sala de aula monovata, com teto de madeira e uma lateral semicircular. O aspecto apresentado atualmente é fruto de uma reconstrução do século XVII que levaram à substituição do telhado de madeira por abóbadas de tijolos, o barril, mudou o plano da lateral (semicircular e retangular) e criou uma série de capelas laterais.
Altar da igreja de Santa Vittoria |
Das estruturas românicas remanescente ao lado norte/oeste e a fachada, marcada por uma moldura fina horizontal com nove arcos definidos em mísulas. Cada uma delas tem uma decoração diferente: a cabeça de carneiro, cabeça humana e vários motivos fitomórficos. No centro da fachada abre o portal, apresenta-se um arco, que alterna com blocos de calcário claros e blocos de rocha vulcânicas de coloração escura.
No cume frontal da igreja se levanta a torre do sino do século XVII.
Na década de 1950 a igreja serviu de cenário para o filme do aclamado diretor Mario Monicelli, chamado Proibito, baseado no romance La madre, de Grazia Deledda, ganhadora do prêmio nobel de literatura. Nesta ocasião, os moradores da cidade foram convidados a fazer parte da produção, na qualidade de figurantes e suas casas foram usadas como camarotes para os atores, alguns deles muito famosos na Itália daqueles tempos.
cena de Proibito |
0 comentários:
Postar um comentário